O reggae e o bumba meu boi de Helena Leite

A inauguração do Museu do Reggae causou indignação dos radialistas Joel Jacinto, Juarez Souza e Helena Leite do programa Canta Maranhão na Difusora 680 AM. Segundo os radialistas São Luís não pode reivindicar o título de Jamaica Brasileira, referenciado por ícones do reggae mundial,  a exemplo do jamaicano Jimmy Cliff.

O rei Bob Marley não disse // Mas Jimmy Cliff // Mas Jimmy Cliff // Balançou a ilha // E disse iê iê// A capital existe a capital existe // São Luís a ilha Jamaica – letra de Gerude – Jamaica a São Luís

O trio levantam a bandeira que São Luís deve ser definida como capital brasileira do Bumba Meu Boi, ou quem sabe do São João. Porém é necessário dizer que o ‘nome de fantasia’ Jamaica Brasileira em nada atrapalha as manifestações do São João ou mesmo do Carnaval.

Jamaica Brasileira ou capital do reggae nada mais é que um produto turístico, como Capital do São João possa vir a ser.

A cidade de Campina Grande (PB) por exemplo utiliza-se do marketing que é “O maior São João do Mundo” o que necessariamente não significa dizer que o é.

Até mesmo São Luís produz um São João maior que o de Campina Grande, mas o título já foi instituído em todo o Brasil que “O Maior São João do Mundo” é na Paraíba, em Campina Grande.

Então esses títulos tem que ser encarados como produtos turísticos, estratégia de marketing. E porque não pensar em criar, também, o Museu do São João? As expressões culturais devem ser tratadas como experiências turísticas, seja qual for a manifestação. Ser permanente em qualquer época do ano. Agora fica difícil quando se paga um Carnaval no Carnaval do ano seguinte. Como diz por aí… Assim boi não brinca!

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *